5 eventos criativos para se inspirar – pd
(54) 3313 0529 | (54) 3313 0296

Blog

5 eventos criativos para se inspirar

Buscando inspirações para o seu evento? Separamos 5 eventos de sucesso para você ter como referência.

  1. Festival SXSW

O Festival South by Southwest (SXSW), criado por Roland Swenson em 1987, surgiu como um evento para divulgar nomes das artes e da música. A primeira edição já foi um sucesso! Acredite: os organizadores, que haviam convidado apenas 150 pessoas, foram surpreendidos por uma multidão de mais de 700 participantes.

O encontro é realizado anualmente na cidade de Austin, no Texas, e atualmente é responsável pela difusão de tendências não só do universo musical, mas também das áreas de empreendedorismo e cinema. É considerado, hoje, um dos eventos mais importantes de tecnologia, inovação e economia do mundo.

O festival é atrativo graças à sua proposta de programação recheada de variedades e atrações. Na ocasião, palestras sobre empreendedorismo são seguidas por outras abordando temas ligados à vida pessoal e assim por diante. Sem contar que a cidade inteira fica em clima de festa, promovendo shows animados em pubs conhecidos.

Entre as figuras empreendedoras reconhecidas que marcaram presença nesses mais de 30 anos de eventos, podemos citar Jimmy Wales, cofundador do Wikipedia, Craig Newmark, criador do Craigslist, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Foi também durante a realização do SXSW que as redes sociais Twitter e Foursquare surgiram, tornando o festival conhecido pela divulgação e estouro de artistas e empresas.

  1. Festival de Cannes

Ao falar de festival, não podemos deixar de abordar o Festival de Cannes, que já acontece há mais de 65 anos e é um dos mais prestigiados eventos da área do cinema. É realizado na cidade de Cannes, na França, e recebe artistas de todas as partes do mundo.

De frequência anual, o evento é midiatizado internacionalmente e a cerimônia de abertura é transmitida nas telas de cinema, além de projeções ao ar livre abertas à população. No festival, o que sobressai é o cuidado e o luxo em cada detalhe, do tradicional tapete vermelho à cronometragem das apresentações de cada premiação. É pelo planejamento e pelo trabalho impecável de um evento desse porte, reconhecido mundialmente, que o Festival de Cannes merece entrar na nossa lista de inspirações.

  1. TED

Com o slogan inovador ideas worth spreading, o TED foi fundado em 1984 pela organização sem fins lucrativos Sapling, com a proposta de realizar palestras, corporativas ou não, de no máximo 18 minutos, em um formato simples, objetivo e envolvedor.

O segredo do grande sucesso do TED envolve a escolha palestrantes carismáticos e ótimos oradores que explicam inovações de modo envolvente. São abordados os mais diferentes assuntos, de ativismo a entretenimento. No site oficial, é possível conferir os vídeos das conferências já realizadas.

Com o intuito de favorecer a disseminação de ideias, o programa criou, em 2009, o TEDx. São eventos locais organizados de forma independente e com o estilo difundido pelo TED, de forma que as instituições consigam espalhar ideias de maneira inovadora usando um nome já tão conhecido.

  1. ABAV — Expo Internacional de Turismo

Organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a ABAV Expo Internacional de Turismo é considerada a mais importante feira de turismo do Brasil, e uma das maiores feiras do setor da América Latina. O tradicional evento, já em sua 46ª edição em 2018, possui caráter profissionalizante, além de englobar empresas de renome da área, sendo um importante canal de relacionamento e de informações significantes.

Em 2016 e 2017, sob a presidência de Edmar Bull, também presidente e fundador da Copastur, as edições da ABAV Expo contaram com diversas novidades, o que incentivou a participação de mais de 25 mil profissionais de turismo em sua última edição. A inovação foi vista principalmente na preocupação em tornar o evento mais moderno e tecnológico, garantindo uma experiência holística e mantendo o público qualificado para a formação de novos negócios.

Para isso, em 2017, foi construída uma área exclusiva para o segmento de luxo na ABAV Expo, com a exposição de produtos diferenciados. Edmar Bull explica a importância de arquitetar uma área específica para esse setor dentro da feira: “Hoje você consegue comprar o aéreo, o hotel e alugar um carro com facilidade. Mas para atender o passageiro de luxo e suas necessidades é preciso ter capacitação e conhecer o fornecedor”, afirma o presidente.

Em 2016, foi realizado um Hackaton Viagens, incentivando a criação de soluções preparadas para atender o mercado de turismo e viagens. Foram mais de 50 desenvolvedores e analistas de sistemas reunidos e 8 projetos desenvolvidos no espaço da feira, demonstrando a importância do uso da tecnologia e agregando novas ideias e soluções ao setor.

  1. Campus Party

É impossível falarmos em eventos voltados para o mercado digital sem mencionar a Campus Party. Desde 2008, o evento é a principal referência no Brasil quando o assunto é tecnologia, inovação e cultura geek.

A Campus Party tem um evento principal que acontece anualmente, no qual personalidades da área de tecnologia, grandes empresas do setor e startups se encontram com os campuseiros (aqueles que literalmente acampam na sede da conferência) para dar início a uma série de palestras, workshops e apresentações de novos produtos.

O evento é tão prestigiado que é comum que empresas e startups promovam viagens de incentivo para que seus funcionários possam comparecer. Assim, além de se divertirem, eles também serão capazes de aumentar seu conhecimento sobre as tendências do mercado, ampliar o networking e ainda conhecer as tecnologias que vão modificar a forma de fazer negócios digitais nos próximos anos.

Serviços

Estandes

Coberturas

Estrutura para shows

Dia de Campo

Organização de Eventos